Tubaral uma Rua da Freguesia de São Simão em Amarante. Um local onde me apaixonei, um lugar onde me sinto bem. Um sitio onde os atributos da Natureza ainda se sentem.. Um local abraçado e abençoado pela Serra da Aboboreira.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Combate ao mildio!

    Dei uma fugida á quinta para sulfatar os cultivos (batata,tomates,vinho) etc, porque pelo o que tenho lido, com este tempo assim mais vale prevenir do que remediar.. Comprei um pulverizador de 16l e oupa toca a dar chuva para os cultivos!
    Ainda tive o prazer de colher uma alface e umas ervilhas de quebrar para o meu Jantar... ,
mais, tive o prazer de "conversar" com a minha amiga... sim a minha amiga Salamandra lá apareceu para dar os bons dias!
 
    Cumprimentos Malta

Salamandra-lusitânica






Ps: Sobre a minha amiga..

Jóia da herpetofauna portuguesa, a salamandra-lusitânica é um endemismo muito sensível do noroeste da Península Ibérica que depende de ambientes muito húmidos e não poluídos para subsistir.

Amiga, irei sempre preservar-te, podes estar descansada.... :)
.

7 comentários:

  1. Fofinha! Será perservada sim senhor! :)

    ResponderEliminar
  2. espetáculo! Também aproveitei o final de tarde de ontem....felizmente!

    ResponderEliminar
  3. Já dizia o meu avô: - sempre que vires uma salamandra na água é sinal que a podes beber elas só andam em águas sem poluição.

    http://quintadafontecoberta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. O teu avó tinha razão... há dias fui buscar agua diretamente da torneira e saiu uma salamandra bebe pelo tubo! Claro que a devolvi ao seu lar... Lá na quinta toda a Água vem das nascentes da serra! :D

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente já vi uma planta (felizmente nao minha) mas com oídio este ano.... Já agora, que usam para o Oídio? Confesso a minha completa e total ignorância aqui.... Enxofre molhável? Que e isto? E muito tóxico? Só uso calda bordalesa, praticamente....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. permita-me responder-lhe com a minha opinião, já experimentei várias coisas aconselhadas pelos engenheiros agrónomos aqui da cooperativa, confesso-lhe com toda a sinceridade que a única vez que tive sucesso na erradicação do oídio foi removendo as folhas da planta onde ele se encontra...mas é importante saber se é mesmo oídio pois esta doença pode ser confundida com várias outras que apresentam os mesmos sintomas.

      http://quintadafontecoberta.blogspot.pt/

      Eliminar
  6. João, tenho pena mas eu não te posso ajudar, ainda sou muito novo nestas andanças.. agradeço á Quinta da Fonte Coberta por ter ajudado! Obrigado!

    ResponderEliminar